RSS

18 de mar. de 2011

Existe música ruim

Hoje fui a um debate televisivo para o qual fui convidada pela escola de música aonde estudo, o debate era ao vivo por isso ainda não pude ver do ponto de vista do telespectador, esse debate ou bate-papo foi transmitido no programa Caleidoscópio da TV Horizonte. Lá havia uma banda de São Paulo, um professor de música, um produtor musical e nós músicos mirins, opinando sobre um assunto bastante polémico, se existe ou não música ruim, é claro que a maioria disse que o que existe são só gostos diferentes, mas eu ainda tive um pouco de dúvida, realmente são só gostos diferentes ou a música ruim realmente existe, indo pra lá fiquei em um debate comigo mesma, estava dividida entre os dois lados, mas afinal é isso que os assuntos polémicos fazem com agente, certo.

Então depois de ter ganhado essa experiência decidi dividir com vocês meus conhecimentos adquiridos hoje em um debate escrito, como o da Revista Mundo Estranho, mas eu vou opinar dos dois lados.


Existe música ruim...
Argumentos:
*Músicas ruins mesmo tendo pessoas que gostem delas, são momentâneas, pode apostar que daqui a 5 anos ninguém mais vai lembrar do tchubirabiron ou do rebolation, em compensação os Beatles acabaram na década de 70 e estão fazendo sucesso ai até hoje.
*Até pessoas que ouvem essas músicas consideradas de má qualidade, admitem que são músicas ruins, com letra pobre e melodia fraca, o que acontece é que nós acabamos gostando de algumas coisas que são particulamente ruins, então não é questão de gosto.

Não existe música ruim...
*O que é música ruim para você pode ser considerado música boa para outro.
*Em contra partida não é porque uma música é momentânea que ela seja ruim, mas sim que ela fez mais sucesso em uma época por causa da realidade vivida.
*Não é porque uma música é simples que seja ruim, há muitas músicas clássicas, consideradas por várias gerações de qualidade que tem poucos acordes e letras simples.
*O que hoje é considerado modinha daqui a anos pode virar um clássico, citando Beatles como exemplo novamente, no seu começo de carreira havia muitas críticas negativas e ridicularizações por causa do sucesso, hoje são considerados uma das bandas mais importantes na história do rock.

Então é isso gente, tentei passar da maneira mais clara possível a contradição que é na nossa mente quando pensamos em assuntos polémicos assim.
Se tiverem boas ideias para mais "debates" deixem nos comentários, prometo avaliar sua ideia e se achar boa postar. Comentem também de que lado vocês preferem ficar, existe ou não música ruim na sua opinião.
E para quem quiser me ver na televisão, amanhã vai passar a reprise do programa as 8 da manhã (tá eu sei que ninguém vai ver).

Bjs,
Mila

2 comentários:

Anônimo disse...

Mila, acho que seu blog tem muito texto nao consegui ler tudo, parei pela metade de todos os posts.

Anônimo disse...

Tenho a mesma opinião eu nem comecei a ler fiquei cansada so de ver o tamanho dos textos.

Postar um comentário

 
Copyright Blog da Mila 2009. Powered by Blogger.Designed by Ezwpthemes .
Converted To Blogger Template by Anshul .